| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Trajano

This version was saved 16 years ago View current version     Page history
Saved by PBworks
on March 8, 2008 at 2:49:58 pm
 

 

 

  Marco Úlpio Nerva Trajano

 

 

 

 

 

        O seu nome era Marco Úlpio Nerva Trajano, que em latim era Marcus Úlpius Trajanus.

 

        Marco Trajano nasceu em 53, nas províncias de Itálica, actual Península Ibérica e descendeu de uma família espanhola aristocrata. Sendo assim, devido à sua origem, Trajano não é “genuinamente” romano.

 

        Trajano desenvolveu uma carreira militar brilhante, isto é, foi um excelente general, meticuloso administrador e o militar mais eficiente e experiente depois de Augusto. Também foi considerado por muitos romanos daquela época como o melhor dos imperadores. Apesar disso, foi graças à sua política de conquistas, que teve como finalidade alguns danos na economia do império.

        Sob o governo de Trajano o Império alcançou o seu maior tamanho e conquista o que hoje é o sul da Inglaterra (Bretanha). O Império atingiu o sul da Europa, Mediterrâneo, Egipto, Norte de Africa, Gália, Ásia Menor, parte Germânia e a maior parte da Bretanha e Mesopotâmia. O mapa a seguir apresentado dará uma maior percepção da dimensão do Império.

 

 

 

       

 

        Trajano foi designado imperador em 98 com uma nova dinastia imperial e um novo sistema de sucessão. Em vez de ser por fidelação, passa a ser por adopção.

 

        O seu reinado de 98 a 117, ficou marcado pelo alargamento das fronteiras a Este, e também pela implementação de um vasto programa de obras públicas, que visava entre outros objectivos, o melhoramento das condições de saúde, protegendo as famílias numerosas e órfãos. No entanto, é recordado sobretudo pelas suas campanhas militares, o que levou as fronteiras do Império Romano até o seu ponto de máxima expansão.

 

        Este Imperador tinha uma disciplina rígida e afirmava que todos os Imperadores deveriam ser “simples cidadãos”.

 

        Em 91, foi nomeado cônsul por Domiciano. Após este período, o seu filho adoptivo, Adriano, e o seu vastíssimo território geográfico conquistado (de Portugal ao Reino Persa, da actual Inglaterra até ao Egipto), passaram a ser as suas propriedades.

 

        Trajano derrotou os Partas e os Arménios e lutou contra os Dácios, países actuais da Roménia e da Hungria.

 

        Em 98, inicia-se uma nova dinastia Imperial e um novo sistema de sucessão por adopção em vez de filiação, já que Trajano fora adoptado por Nerva. O outro aspecto desta dinastia ser diferente das anteriores era a seguinte razão, Trajano foi o primeiro Imperador romano que não nasceu em Itália. 

 

        Em 101, Trajano começou sua primeira guerra contra os Dácios , um povo que vivia na atual Roménia, cujo líder era Decébalo. A guerra terminou no ano seguinte com a vitória romana na batalha de Tapae.

 

        Entre 105 e 106, a segunda Guerra dos Dácios, durante a qual os romanos tomaram a capital dácia, Sarmizegetusa, e anexaram a Dácia como província do império.

 

        Estas guerras se refletem na Coluna de Trajano, que se levantou juntamente com o Fórum (Fórum de Trajano), onde foi colocada para celebrar a vitória.

 

                              

 

 

Forum de Trjano

 

 

        Em 113, Trajano começou uma guerra, contra os Partas, na qual venceu, e onde foram integradas zonas no seu imperio, tais como, a Arménia, a Asíria e Mesopotâmia. Nesta altura, existiram alguns problemas que impediram Trajano de conquistar mais territórios além destes.

 

        Marco Úlpio Trajano conduz realizações no campo da arquitectura e urbanismo.

 

        No campo da arquitectura as obras realizadas foram,  o Arco, em 114, em Benevento, este retrata a vida do Imperador Trajano, onde mostra aspectos da politica e militares, a Coluna situada em frente ao seu templo, enquadrada numa pequena praça, que era um monumento inovador com funções funerárias e comemorativas, em 114, e ainda o Fórum em 114, é o último, mas o mais monumental dos cincos fóruns imperiais construídos pelos seus antecessores.

 

        Ao fundo do Fórum, construiu a Basílica Ulpia, duas bibliotecas, uma grega e outra latina e o Templo de Trajano para oculto imperial. Estas obras arquitectónicas corresponderam ao seu espírito empreendedor.

 

        No campo do rubanismo realizaram-se construções necessárias para facilitar a romanização e melhorar as condições de vida dos cidadãos, isto é, abriu caminhos em terras distantes criou novas vias, aquedutos e pontes, entre os quais o que foi construído sobre o Danúbio para facilitar a conquista da Dácia. Também levantou edificações que contribuíam para a imortalização da sua memória e que deram um aumento na diversão dos romanos, como, teatros, anfiteatros e circos. Em todas estas obras, Trajano contou com os serviços do maior arquitecto da Roma Imperial, Apolodoro de Damasco. Foi na época de Trajano, que os arquitectos atingiram o clímax da sua carreira, com novas construções e renovações que foram realizadas com custos inferiores aos necessários, que na época de imperadores passados não conseguiram alcançar.

 

        Iniciou a terceira perseguição contra os cristãos.

 

        Durante a última fase do seu reinado, dedicou-se apenas à guerra, deixando boa parte da administração civil em mãos de terceiros.  

 

        Marco Úlpio Nerva Trajano morreu provavelmente, durante a sua viagem de volta a Roma, em Selinus, perto do Mar Negro, em 117. Esta sucessão deu-se através da adopção, na qual se acredita que Plotina, mulher de Trajano, tenha desempenhado um papel decisivo, visto que, naquela época circulavam uns boatos, que Plotina teria assinado um decreto de adopção, depois da morte do marido.

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

 

 

                 
  • Hitória de Arte _ Edição Calouste Golbekein                                  

  • http//marius.blogs.sapo.pt/arquivo/1063584.html

  • http://www.algarvio.com/ …/romano/imperador-trajano.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       Trajano destaca-se pela hegemonia que atingiu sobre o Mediterrâneo. Pela máxima expansão que o Império Romano alguma vez atingiu.

       Uma personagem no mínimo fundamental na história romana.

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.