| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Termas de Caracala

This version was saved 16 years ago View current version     Page history
Saved by PBworks
on March 5, 2008 at 3:33:13 pm
 

 

Termas de Caracala

 

 

 

Caracala nasceu na Gália em 186 d.C. Foi o primeiro filho da futura imperatriz Júlia Domma e do governador da Gália Lugdunense, Septímo Severo. Apesar de em 197 ter sido proclamado Imperador, em 198, após o seu pai sair vitorioso de uma guerra civil foi aceite pelos colégios sacerdotais e nomeado Augusto (co-imperador).

O imperador Caracala era conhecido pela habilidade como conquistava a fidelidade dos soldados, pois acompanhava-os em todos os seus trabalhos esforçados. Contudo a sua política militar agressiva e os seus gastos desnecessários em obras públicas, cujo maior resultado foi a construção das termas de Caracala, fizeram com que a economia do império entrasse em declínio.

Os romanos possuíam vastos e luxuosos estabelecimentos de banhos, cujas ruínas existem em grande número. As termas não existiam só na cidade mas também nas pequenas aldeias, já que para os romanos a higiene era muito importante, pois mais que um bom habito de higiene eles levavam os banhos como um divertimento. Um bom exemplo disso são as termas de Caracala.

As termas de Caracala foram construidas entre 212 e 217. Podiam acolher mais de 1500 pessoas num edificio que media 337 metros por 328, sendo somente a parte central de 220 metros por 114. O recinto externo era constituído por um pórtico, aos fundos existia uma exedra em formato de escalina que escondia enormes cisternas, que tinham capacidade de 80.000 litros de água. Dos lados havia duas salas em ábside que abrigavam bibliotecas. Um passeio elevado contornava internamente o recinto, sendo provavelmente em forma de pórtico.

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.