| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Janeiro

Page history last edited by PBworks 15 years, 12 months ago

 Janeiro

 

 

Podemos observar nesta passagem o dia escolhido para a troca de prendas, onde demonstra que Jean de Berry gostava de dar e receber.

 

Elementos significativos representados na obra:

  • Paul de Limbourg e os seus irmãos costumavam participar nas celebrações festivas, presenteando o príncipe com um objecto meritório do seu talento.

  • O Duque sentado na sua mesa, rodeado de amigos. Atrás dele, a chama de uma larga fogueira na lareira monumental sendo guardado por um painel de Vime.

  • Encontra-se acima da lareira, uma ceda vermelha enterrando o Duque em motivos heráldicos: fleurs-de-lys douradas esparramam-se num chão azul.

  • Cisnes e Ursos feridos simbolizam o amor do Duque por uma donzela chamada Ursine. Tapeçarias penduradas atrás da abobada que ilustra cavaleiros emergindo dum castelo fortificado para confrontar o inimigo; as poucas decifráveis palavras da poesia inscritas no topo da tapeçaria parecem indicar uma representação da guerra de Trojan War como foi imaginada na França Medieval.

  • A mesa esta coberta com tecido cor de damasco e decorada com travessas, pratos e um belo saleiro dourado com a forma de um navio, que é referido no inventário como o “saliére du pavillon” (o saleiro do pavilhão). O pequeno cão do Duque passeia entre os pratos. Atrás do Duque estão dois jovens cujas vestes sugerem figuras das cenas de Abril, Maio ou Agosto. Um deles inclina-se casualmente nas costas da cadeira do Duque. Possivelmente serão membros da família ou príncipes do seu cortejo.

  • Um prelado com raros cabelos brancos e um casaco roxo senta-se á direita do Duque, agradecendo-o pela honra.

É provavelmente um amigo chegado, Martin Gouge, Bispo de Chartres, que partilha o gosto do Duque por belos livros.

  • Atrás dele várias figuras são vistas a entrar e a esticar as mãos para o fogo; O camareiro encoraja-os, dizendo “Venham venham!”

Existem outras figuras, incluindo um homem com uma cara rígida e obstinada, que usa um capuz vincado sobre uma orelha. Paul Durrieu (Les Très riches Heures de Jean de France, duc de Berry, p. 131).

Acredita-se que Paul Limbourg pretendia que esta figura fosse um auto-retrato, uma hipótese que parece ser a mais credível uma vez que essa cabeça coberta reaparece em dois outros livros de horas de Limbourg: o “Petit heures” e o “Belles heures”. Se a hipótese fosse levada mais longe, poderíamos identificar uma figura encapuzada, bebendo gananciosamente de uma chávena, como um dos irmãos, e a mulher por trás dele, cuja cara esta parcialmente escondida, como a mulher de Paul de Limbourg, Gillette le Mercier, filha de um burguês Bourges.

Está representado também um transportador de chávenas, um agricultor, e um cortador de carne, esperando ocupados na mesa á frente dos oficiais da corte do Duque, completam esse vigoroso quadro que recria uma cena familiar da vida da corte de Jean Berry.

 

 

Bárbara de Sousa e Marta Silva

11º4

 

Bibliografia consultada:

http://www.christusrex.org/www2/berry/f2r.html

 

 

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

 Irmãos Limbourg

Comments (1)

Anonymous said

at 1:44 pm on May 5, 2008

Não era pedido para fazerem a tradução do texto para português (é uma boa tradução)mas sim para analisarem a iluminura, apontando os aspecto mais significativos da mesma.
Alguns dos aspectos que referem só seriam possíveis se tivessem a iluminura à vossa frente, bem como as referências a outros personagens.
Como tradução está bom, mas como trabalho de análise está insatisfatório.

You don't have permission to comment on this page.