| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Alto Império

Page history last edited by PBworks 16 years ago
                                                                                                                          O alto Império.
                                                                                     
  Como o nome indica, o alto Império são os tempos de glória do Império Romano.
   A solução encontrada para a resolução da crise político-social que arrastou durante grande parte do séc.I, foi a criação de um Império.
O Império implicou a criação de um forte aparelho político-militar para administrar todo o território do Império.Foi a partir de Augusto que Roma passou a ser um espaço civilizado e urbanizado.Augusto implementou um programa de organização do território, urbanização e monumentalização que depressa deu frutos: a pax romana.
   Augusto foi assim um dos imperadores mais importantes e famosos do Império Romano, pois os seus feitos conduziram o Império ao seu auge.
   A partir de Augusto, o Império criou uma dinâmica de desenvolvimento      
que nenhuma civilização tinha conseguido até ao momento.
Augusto dotou Roma de uma nova divisão da cidade em zonas e bairros, que não só facilitava a administração como o sistema de circulação e outros aspectos, como, por exemplo, o combate a incêndios. Esta foi, do ponto de vista técnico, uma época de grande audácia e virtuosismo construtivo onde ficou registada a majestade da arquitectura augustana.
   O Império Romano vivia assim os seus tempos de glória e com o seu extenso território em expansão.

 

 

 

 

  Império Romano

 

 É a designação utilizada por convenção para referir o estado romano nos séculos que se seguiram à reorganização política efectuada pelo primeiro imperador, Augusto. Embora Roma possuísse colónias e provincias antes desta data, o estado pré-Augusto é conhecido como républicaRomana. A diferença entre império e républica está sobretudo na forma como os corpos governativos são instituídos. Pode-se definir como República um sistema de governo que leva em consideração os interesses dos cidadãos, estes elegem os seus representantes que irão governar a nação por um determinado período de tempo. No Império o governante, neste caso o Imperador, é legitimado muitas vezes através de um golpe militar, ou de uma "suposta" ascendência divina. Diferente da República, o cargo do governante do império é vitalício.

A ascensão de Otávio ao poder foi resultado da extensa guerra civil do século Ia.c, e deu ínicio a um

regime  monárquico,autocrático,baseado na força do exército,dando um novo caracter ao estado escravista romano,baseado na noção oriental de um único estado mundial. O Império Romano não perseguiu o Cristianismo devido a religião propriamente dita, pois o Estado Romano era politeísta, mas ele absorvia e não destruía as culturas dominadas, pois poderia dificultar o processo de expansão e dominação. A perseguição ocorreu devido as contradições político-ideológicas do Cristianismo, de igualdade e fraternidade, e as práticas do Império Romano, como a dominação sobre os outros povos , o processo de expansão e escravidão. Para o Império Romano o Cristianismo representava uma ameaça pois se essas idéias se  propagassem  geraria uma maior conscientização e profundas revoltas ameaçando o domínio romano, por isso teve uma forte repressão.

 

 O Império, foi em fim, um meio encontrado para solucionar o descontrole político republicano. Ao Imperador competia  exercer total controle político sobressaindo-se ao Senado. O imperador tinha a função de nomear magistrados, controlar o exército e até interferia em questões religiosas (Centralização do poder ).

 

 

 

 

 

Império de Otávio

 

 

 Otávio foi o primeiro imperador romano e durante o seu governo delinearam-se a nova organização social e politica do imperio romano.

Para efeito politico,a sociedade foi redirigida em ordem senatorial e ordem equestre.Durante esse periodo o equilibrio entre o poder e as camadas sociais foi mantido ,no entanto,as disputas pelo poder foram intensas .Otávio Augusto foi o primeiro imperador, ele procura fortalecer ainda mais o seu poder com a organização de um Exército de 300 mil homens. Augusto reorganizou o território, acabando com a corrupção e extorsão que haviam caracterizado a administração do período anterior.

 

 As disputas ,Pacifica as Gálias, reforma os costumes, a economia e a estrutura social, promove a cultura com o amigo Mecenas, amplia os territórios do império até os rios Reno, Danúbio e Eufrates e proclama a paz universal, conhecida como Pax Augusta. Casa-se duas vezes, mas não deixa herdeiros homens. 

 

 

A politica de Otávio ficou assim estabelecida:

 

  • Renunciou todos os poderes,.
  • declarou a républica romana restaurada;
  • acumulou vários titulos com o seu nome;

 

O resultado de tudo isso foi:

 

a concentrasão do poder na sua pessoa,e a sua transformação de 1º imperador em monarca absoluto.

 

 

 Os sucessores  de Otávio Augusto:

 

 

 Desestruturaram o governo, minando o modo de produção escravista que era a base da economia romana favorecendo o descontrole político. Com isso a fragilidade romana não  podia  reverter sua decadência, já iniciava o processo de invasão dos povos vizinhos, iniciando o Baixo Império.

 

  Exército

 

  O exército foi peça fundamental para as conquistas romanas e principalmente para a preservação de suas províncias, responsáveis pela riqueza de Roma. Dessa maneira beneficiou tanto patrícios como mercadores, possibilitando ainda o controle da plebe e dos escravos.

Durante o governo de Otávio Augusto foi imposta a "Pax Romana". A pacificação das províncias significou a eliminação da maior parte dos focos de resistência e das rebeliões através da força, possibilitando o aumento da arrecadação tributária, fortalecendo as finanças públicas, fundamental para a manutenção de certos privilégios dos senadores patrícios, uma vez que a produção agrícola provincial passou a concorrer com a romana. O comércio tornou-se mais dinâmico, mantendo o enriquecimento dos mercadores, principal base de apoio social do poder imperial.

O exército destacou-se ainda no combate às rebeliões de escravos e na manutenção da ordem na capital do Império.Contraditoriamente, esse papel conferido ao exército, será responsável pela maior crise vivida pela instituição: a anarquia militar do século III.

Após a morte de Augusto, sucederam-se imperadores pertencentes a sua família, a partir do critério de adoção, até Nero.

 

Da crise ao alto império:

 

 Graças á nova política,roma iniciou um longo processo terretaroial  com uma poderosa força militar.

Assim por haver inumeras guerras  de conquista a républica romana dominou toda a peninsula itálica.

 

 Forças politicas que se defrontaram:

patricios,cavaleiros e o exército.

 

 

  Periodo da "pax romana":

 

 É a  redução das conquistas para consolidação das fronteiras. É a administração, a paz, a paralisação das guerras, das expansões, fazia-se guerras esporádicas, passou a dedicar-se a cultura;

 

 

 

 

   periodo "pax romana"

 

 

 

 " Pax romana" designa a situação de paz que o Império Romano conheceu durante os dois séculos da nossa er, graças á expanção dos povos, províncias  por exércitos, que impunham a ordem, pela força, tyentativa de revolta.

Apesar do violento caracter a "pax romana" proporcionou uma época de estabilidade durante a civilização romana, estendeu-se a todo o Império.

 

 

 

Bibliografia

 

 www.historianet.com.br

 google

 wikipedia

                                                                                                                                                                                        Trabalho elaborado por:

 

                                                                                                                                                                                               - Marina e Patricia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments (6)

Anonymous said

at 6:40 pm on Mar 4, 2008

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL stor, teve muita piada!

Anonymous said

at 7:14 pm on Mar 4, 2008

:)

Anonymous said

at 3:24 pm on Mar 5, 2008

Um ':)' stor ?! João, a sério, não! beijo

Anonymous said

at 3:53 pm on Mar 6, 2008

setor nós começamos a fazer o trabalho .tudo aquilo que está por baixo do mapa já pertence a nós.

Anonymous said

at 10:36 pm on Mar 6, 2008

O texto está em brasileiro!!! Cuidado. Devem refazer e tentar fugir do copy/paste

Anonymous said

at 10:36 am on Mar 10, 2008

Ter de continuar um trabalho que não tinha sido iniciado tem os seus inconvenientes, pois se não existia uma base de trabalho tudo se complica. O tempo também não foi muito. Mas, foram vários os comentários, é necessário ter cuidado com as nossas fontes. Tudo o que se encontra na Internet não é credível. Por vezes a facilidade de encontrarmos texto em pseudo-português (bem agora com o acordo ortográfico...). No futuro temos de ter mais cuidado. Né.

You don't have permission to comment on this page.